LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Você estudou que, quanto à linguagem, a comunicação oficial traz as seguintes marcas: impessoalidade, formalidade, uniformidade, clareza e precisão, concisão e harmonia. Tais princípios podem e devem ser usados nas empresas particulares e públicas. Vejamos o que o Manual de Redação da Câmara dos Deputados nos traz acerca do conceito “impessoalidade”.

 

A impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro prende-se à obrigatoriedade de que a administração não privilegie nem prejudique ninguém, individualmente, já que o seu norte é sempre o interesse público; o segundo é o da abstração da pessoalidade dos atos administrativos, a linguagem na comunicação oficial, pois a ação administrativa, em que pese ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão somente da vontade estatal.

 

Dessa forma, o princípio da impessoalidade exige que o ato seja praticado sempre com finalidade pública, ficando o administrador impedido de buscar outro objetivo ou de praticá-lo no interesse próprio ou de terceiros. Em consequência, a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral do cidadão, sendo inconcebível tratar o objeto de expediente oficial de outra forma que não a estritamente impessoal. (BRASIL, 2017, p.11-12).

 

(Fonte: BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Manual de redação da Câmara dos Deputados [recurso eletrônico] : padronização e documentos administrativos. – Reimpressão. -- Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. -- (Série fontes de referência. Guias e manuais; n. 47 PDF)

 

Considerando o trecho lido e seus estudos, analise as afirmativas a seguir e marque a que configura impessoalidade em relação à redação de uma comunicação oficial.


Uma servidora pública escreveu um requerimento usando, na invocação, a expressão “Querida filha”. Durante o texto usou “Infelizmente, mamãe não pôde atender o seu pedido”. 


Um servidor administrativo escreveu em um memorando oficial e, no decorrer do texto, afirmou o seguinte “O senhor ganhou a licitação do contrato de fornecimento de leite em pó; como é o meu sogro fiquei muito feliz com essa notícia”.


Um deputado escreveu um memorando oficial, finalizando o texto com a seguinte expressão “Espero que possamos renovar nossos negócios, haja vista, que me causam ainda mais estima e apreço pela sua pessoa”.


Uma servidora pública escreveu um requerimento considerando toda estrutura necessária, inclusive sendo objetiva na solicitação feita. Usou a expressão de tratamento adequada ao cargo desempenhado pelo destinatário.

 


Um servidor administrativo respondeu um requerimento de solicitação de estágio e no decorrer do texto usou as expressões “jovem senhorita”, “linda e pomposa”, “bela candidata”.

Você estudou que, quanto à linguagem, a comunicação oficial traz as seguintes marcas: impessoalidade, formalidade, uniformidade, clareza e precisão, concisão e harmonia.Tais princípios podem e devem ser usados nas empresas particulares e públicas. Vejamos o que o Manual de Redação da Câmara dos Deputados nos traz acerca do conceito “formalidade”:

 

Para bem compreender o significado da formalidade, vale atentar para algumas das acepções do adjetivo “formal”. “Formal” é aquilo que obedece a formalidades, etiquetas e padrões de tratamento cerimonioso; que é evidente, claro, manifesto, patente; que se atém a formas e fórmulas estabelecidas; que é convencional. (BRASIL, 2017, p.11-12).

 

(Fonte: BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Manual de redação da Câmara dos Deputados [recurso eletrônico] : padronização e documentos administrativos. – Reimpressão. -- Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. -- (Série fontes de referência. Guias e manuais; n. 47 PDF)

 

Considerando o trecho e seus estudos, analise as afirmativas a seguir e marque a que configura formalidade em relação à redação de uma comunicação oficial.


Um servidor público escreveu um requerimento com a seguinte estrutura: endereçamento, invocação com pronome de tratamento, identificação do requerente, descrição da requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data e assinatura. Usou a norma padrão da Língua Portuguesa em seu texto.


Um deputado, no uso de suas atribuições, escreveu um decreto-legislativo assegurando o direito fundamental de acesso às informações e usou as seguintes expressões “não deve calar a nossa boca”, “esses caçadores de votos”, “todo cidadão tem de receber informações tipo assim”.


Uma servidora pública escreveu um requerimento, mas usou a estrutura textual de uma ata, inclusive não deixando nem mesmo o espaço entre os parágrafos. Em nenhum momento usou pronome de tratamento e solicitou deferimento.

 


Uma servidora administrativa respondeu um memorando para seu chefe imediato, da seguinte forma: “Chefe, esta coisa que o senhor me pediu não vai dar para eu fazer, pois eu não sei como se faz esse tal de ofício. Ofício é aquele negócio que a gente manda pra outra pessoa pra que ela possa deferir?”


Um servidor administrativo respondeu um requerimento de solicitação de estágio e no decorrer do texto usou as expressões “cara, não vai dá”, “Mano, é melhor você tentar em outra instituição”, “Véi, deixa pra depois”.

Leia, com atenção, as asserções a seguir.

 

I. A entrevista que o profissional da saúde faz com o paciente, a entrevista que o repórter realiza com o político ou a entrevista que um gerente ou gestor faz com um candidato a uma vaga de emprego são diferentes

 

PORQUE

 

II. Todas seguem um esquema básico: apresentação dos envolvidos, os objetivos da entrevista, o desenvolvimento do texto em forma de perguntas e resposta e um fechamento.

 

Avalie as duas asserções e a relação entre elas. Assinale a alternativa correta.


A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.


As duas são verdadeiras e a segunda estabelece uma relação de adversidade com a primeira.

 


As duas são verdadeiras e a segunda estabelece uma relação de adição com a primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.


A primeira é uma proposição falsa e a segunda proposição é verdadeira.

Leia o fragmento apresentado a seguir, retirado do conto Viver!, de Machado de Assis.

 

“PROMETEU. — Bem, deixa-me, voltarás um dia, quando este imenso céu for aberto para que desçam os espíritos da vida nova. Aqui me acharás tranqüilo. Vai.”

 

Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras sofreram alteração em relação à acentuação. No fragmento apresentado aparecem algumas palavras acentuadas.

 

Assinale a alternativa em que a palavra sofreu alteração com o Novo Acordo Ortográfico.

 

 


Céu


Voltarás


Espíritos


Acharás


Tranqüilo

A coesão é o estabelecimento de sentido entre os enunciados e as partes de que se compõem um texto e permite ao interlocutor entender o que está sendo dito ou escrito. Esses encadeamentos em textos escritos são realizados por elementos linguísticos e não linguísticos. Os sinais de pontuação são elementos de coesão, dentre outros. 

Leia, com atenção, os trechos a seguir e observe que a pontuação ou a falta dela pode interferir na interpretação de um texto. Assinale a alternativa que, de forma coerente, informa que a data para a postagem das questões abertas é dia 15.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro. Não até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas. Até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15.  Jamais o prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.

Analise as afirmações a seguir sobre o gênero textual  entrevista.

 

I. É um dos gêneros textuais com função geralmente informativa, que mesmo sendo um texto da modalidade oral é sempre veiculado nos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

 

II. Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras.

 

III. A entrevista possui, também, uma função social importante para o entretenimento. Portanto, não é essencial para a difusão do conhecimento, pois  a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade depende de outros fatores.

 

IV. Trata-se de um texto marcado essencialmente pela escrita, pois não há interação (diálogo) entre as pessoas envolvidas.

 

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.
I, II, III, e IV.
I, II, e III.
I, apenas.
I, II, e IV.

Debate é uma exposição oral de um tema realizada por vários participantes. Sobre as regras, as características e a organização do gênero debate, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.

 

I - Como se trata de uma comunicação oral sobre determinado assunto,  pode haver divergências de opiniões, que devem ser respeitadas.

 

II -  A linguagem apresenta marcas de oralidade, bem como expressões indicando opinião pessoal.

 

III - Como geralmente são temas polêmicos, há a necessidade de um moderador ou mediador que coordene os trabalhos, garantindo o andamento do debate e a participação dos debatedores.

 

IV-  Um bom debatedor procura escutar e anotar a fala do outro; prestar atenção na plateia; solicitar a réplica e falar com clareza.

 

V - O debatedor deve assumir um ponto de vista e expor suas ideias de forma clara e objetiva, com argumentos convincentes, pois é possível convencer o interlocutor.

 

Assinale a alternativa que traz a sequência da análise correta.

 


F – F – V – F – F
F – V – V – V – V
V – V – V – V – V 
V – V – F – V – F
V – F – V – F – V
Você estudou acerca da importância do memorando e como é usado nas organizações. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos. Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo.   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Memorando. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 26 fev. 2020.)   Com base no trecho e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra, na sequência, a estrutura do memorando.

Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão e assinatura do cliente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.
A capacidade de usar a linguagem, de forma adequada nas variadas situações,viabiliza o trabalho no mundo contemporâneo. Julgue as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas e, na sequência, assinale a alternativa correspondente à análise correta.   São fatores que contribuem para o uso adequado da linguagem nos diferentes contextos:   (   ) conhecer o perfil do público-alvo que participa da situação comunicativa. (   ) adequar a fala ou a escrita aos interlocutores participantes da comunicação. (   ) improvisar os atos de fala desconsiderando as habilidades comunicativas dos interlocutores. (   ) comunicar com os seus pares usando o mesmo nível de linguagem em todas as situações. (   ) realizar estudos prévios sobre o tema a ser conversado com o seu público-alvo.             A sequência correspondente à análise correta é:

V – F – F – V – F
F – F – V – V – V
V – V – F – F – V
F – V – V – V – V
V – F – V – F – F
A produção acadêmica é uma parte importante e de muito prestígio para a graduação, e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação. Além disso, ela é fundamental para quem deseja seguir essa carreira e se tornar pesquisador.   Disponível em: < https://blog.mettzer.com/artigo-academico/>. Acesso em: 30 jan. 2020.   As afirmativas a seguir, contemplam algumas características de um TEXTO ACADÊMICO. Analise as afirmativas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente.   (   ) São textos característicos de difusão e produção de conhecimento nas universidades. (   ) São textos intuitivos e cotidianos na universidade em geral. (   ) São textos elaborados só por professores universitários. (   ) Tem o objetivo de ampliar nossos conhecimentos científicos sobre determinado assunto.   A alternativa que apresenta a sequência correta é:  

F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, F, F, V.